Whatsapp

Blog

09/10/2019

5 filmes para estudar ciência

Filmes científicos sempre marcam presença na maratona dos estudantes. Afinal, quem nunca ficou vidrado em uma história baseada em fatos reais? Este é um recurso bastante usado pelos professores para embasar, de forma lúdica, um conceito trabalhado em sala de aula.

Narrativas que contam os bastidores por trás das descobertas científicas ajudam a traçar conexões com o cotidiano, onde o aluno pode perceber que não está tão distante dos fenômenos cinematográficos.

Por isso, o Cidepe selecionou 5 longas-metragens para atualizar seus títulos preferidos. Além de ser um jeito divertido de estudar, essas produções com certeza vão deixar sua turma mais confiante ao enfrentar provas e avaliações.

1. O óleo de Lorenzo (1993)

Sucesso dos anos 1990, “O Óleo de Lorenzo” é um filme baseado na história de Lorenzo Odone, portador de uma doença genética rara e fatal, chamada adrenoleucodistrofia. Ao descobrirem a gravidade do diagnóstico do filho, os pais do menino começam a colaborar com uma equipe de pesquisadores para desenvolver um antídoto que retarde a anomalia.

O gene que leva à patologia está ligado ao cromossomo X recessivo, mais incidente em meninos que recebem o gene da mãe. A molécula desencadeia uma atividade anormal dos peroxissomos, gerando um acúmulo excessivo de ácidos graxos de cadeias longas nos tecidos corporais, principalmente no cérebro e nas glândulas adrenais. Como resposta, o revestimento dos axônios dos neurônios vai sendo destruído aos poucos, o que impede a transmissão de impulsos nervosos.

A história do pequeno Lorenzo é recheada de emoção, drama e biologia. Ótima indicação para quem pretende prestar vestibular e ENEM.

2. Criação (2009)

Não há quem discorde que a “A origem das espécies”, de Charles Darwin, revolucionou os estudos sobre evolução. Pois é justamente neste universo que mergulhamos em “Criação”. No longa, acompanhamos Darwin ao longo do processo de estruturação da teoria de Seleção Natural e seus conflitos com a Igreja Católica, fortemente presente na sociedade inglesa.

Neste filme, o estudante pode trilhar o caminho percorrido pelo pesquisador até ganhar o reconhecimento da comunidade científica, passeando pelo contexto histórico por trás de uma das maiores descobertas da história. Um exemplo disso é a viagem de Darwin a bordo do Beagle, na qual o telespectador participa junto com o autor das observações que resultaram em seu trabalho mais famoso.

3. A Teoria de Tudo (2014)

A vida de Stephen Hawking, um dos físicos mais influentes do século passado, é o ponto central de “A Teoria de Tudo”. A narrativa segue a trajetória de Hawking desde suas primeiras pesquisas até a convivência com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que acompanhou o físico desde seus 21 anos de idade.

O filme apresenta o contexto em que algumas teorias foram produzidas, como a própria Teoria de Tudo, a Teoria do Peixe no Aquário Redondo e o funcionamento dos buracos negros. O mais legal da história é poder conhecer a fundo a personalidade de Hawking e desvendar os estágios da ELA, uma patologia pouco conhecida nos anos 1900.  

4. Estrelas Além do Tempo (2016)

“Estrelas Além do Tempo” narra a história praticamente desconhecida de grupo de mulheres negras que desenvolveu a tecnologia necessária para levar o homem ao espaço. O longa, indicado a três Oscars, é baseado no livro de não-ficção de Margot Lee Shetterly. 

A trama mostra as vidas de Katharine Johnson (Taraji P. Henson), que fez os cálculos de reentrada da cápsula espacial que levou o astronauta John Glenn, Dorothy Vaughan (Octavia Spencer), uma das únicas supervisoras negras da agência, e Mary Jackson (Janelle Monáe), a primeira engenheira negra da Nasa. Por se tratar de uma obra para as telonas, o filme mescla realidade com cenas ficcionais. Ainda assim é uma ótima oportunidade para entender a história dos Estados Unidos nos anos 1960, em meio à viagem para a Lua e o auge da segregação racial. 

5. O curandeiro da selva (1992)

O filme conta a trajetória de Robert Campbell, cientista enviado por uma indústria farmacêutica à Floresta Amazônica em busca de plantas com princípios ativos. Perto da aldeia em que está hospedado, Campbell descobre uma bromélia com alto potencial de combate ao câncer. Enquanto enfrenta problemas para extrair as propriedades da planta, o cientista testemunha a devastação da floresta para a construção de uma estrada.

A produção revela a riqueza das florestas tropicais como berço da fabricação de medicamentos, assim como os bastidores do processo de extração e síntese de princípios ativos no laboratório. Além disso, o longa também critica o impacto da extração madeireira sobre os biomas e sobre as famílias indígenas. 

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário.

Para mais informações, entre em contato conosco: cidepe@cidepe.com.br

Receba todas as nossas novidades por e-mail

Ao clicar em enviar, você concorda com a nossa Política de Privacidade