Blog
30/04/2020A educação em tempos de pandemia
Há alguns anos, professores, pedagogos e instituições de ensino têm discutido como implementar o uso de mídias digitais na sala de aula.
Esta transição entre o formato de ensino tradicional e recursos que mediam a conexão humana tem se mostrado ainda mais necessária agora, quando enfrentamos uma pandemia sem precedentes e que tem levado ao fechamento de escolas e universidades ao redor do mundo.
A partir do isolamento domiciliar promovido pela Covid-19, alunos e professores precisaram lidar com uma rápida adequação das aulas e dos materiais trabalhados presencialmente. Isso porque, para diversas escolas, a criação de um material EAD não era uma prioridade. Como resultado, as primeiras semanas de estudo a distância foram feitas de maneira improvisada e com decisões tomadas a curto prazo.
Segundo informações da revista Época, 138 países estão com suas instituições educacionais fechadas e 1,37 bilhões de estudantes estão fora da escola. Já em relação ao impacto para os docentes, 60,2 milhões de profissionais não estão lecionando em salas de aula.
Mas se você está achando que a quarentena tem atingido negativamente a educação, reflita de novo! Por um lado, a procura por cursos de especialização para educadores cresceu, e isso tem afetado diretamente a experiência que os alunos têm com o meio digital.
A mudança na rotina convencional também instiga uma pergunta decisiva sobre como as futuras gerações estão sendo educadas. Em um relatório divulgado pela Dell Technologies, estima-se que 85% dos trabalhos que a Geração Z e Alpha irão desempenhar ainda não foram inventados. Portanto, valores como os que estão sendo ascendidos neste momento, como criatividade, autonomia, adaptabilidade e soluções, serão primordiais para a atuação dos estudantes.
Para que isso seja possível, as escolas e universidades precisam resignificar a aprendizagem pautada em conteúdo teórico e provas. Não existe certo ou errado na construção de um raciocínio lógico, e cada pessoa reage de forma única aos estímulos e incentivos.
A pandemia de Covid-19 ainda evidencia que a conexão com o mundo acontece em várias esferas e que precisamos criar mecanismos para lidar com imprevistos. O conhecimento parte de pequenas ações e pode acontecer dentro da nossa própria casa, a partir dos núcleos que estamos integrados.
E você, o que tem feito para se adaptar ao novo contexto da educação?
Para mais informações, entre em contato conosco: cidepe@cidepe.com.br