Blog
20/08/2020Fenômenos astronômico para ver da sua casa em 2020
Há mais de 5 meses, o mundo vem mantendo isolamento domiciliar para evitar a disseminação do novo coronavírus. Para aqueles que estão seguindo a quarentena de forma restrito, todo esse tempo em casa pode começar a parecer tedioso. O que fazer no tempo livre sem sair de casa?
No blog de hoje, trouxemos uma sugestão de atividade que você e sua família podem adotar nos momentos de lazer: observação de fenômenos astronômicos. Com certeza, você já ouviu falar de alguns deles, como o eclipse solar e a Super Lua. Embora no passado costumássemos a observar esses eventos em grupo, é possível adaptar o passatempo para a realidade doméstica.
Confira a seguir alguns fenômenos astronômicos para você ver a olho nu do conforto da sua casa no ano de 2020.
Outubro
13 - Marte em oposição ao Sol
O dia 13 de outubro é a melhor data para observar Marte. O Planeta Vermelho estará em seu ponto mais próximo da Terra com sua face totalmente iluminada pelo Sol.
Você poderá observar Marte durante toda a noite. Ele será o terceiro corpo mais brilhante no céu, atrás da nossa Lua e do planeta Vênus.
31 - Lua Azul
Lua Azul é como chamamos a segunda Lua cheia em um mesmo mês. O fenômeno acontece uma vez a cada 2 anos. Mas, para que não haja surpresas: o evento astronômico não tem nada a ver com a cor refletida pelo astro. A Lua não se torna azul nessa data.
Novembro
4 e 5 - Chuva de meteoros Táuridas
A primeira chuva de meteoros que acontece em novembro é a discreta Táuridas. O fenômenos ocorre entre 7 de setembro e 10 de dezembro, este ano com pico nos dias 4 e 5 de novembros.
A chuva é resultado da queima da poeira do asteroide 2004 TG10 e do cometa 2P Encke. Se quiser observá-la, olhe na direção da constelação de Touro.
17 e 18 - Chuva de meteoros Leonídeos
Para quem perder a chuva de Táuridas, o mês de novembro nos presenteará com uma segunda chuva de meteoros, a Leonídeos. O fenômeno acontece entre os dias 6 e 30 de novembro, com picos nos dias 17 e 18.
Fruto do cometa Tempel-Tuttle, Leonídeos pode ser vista no céu em direção à constelação de Leão.
Dezembro
14 - Eclipse total do Sol
Um dos principais eventos astronômicos do ano acontece no seu último mês: o eclipse total do Sol do dia 14 de dezembro. Trata-se do único eclipse total do Sol de 2020, evento que consiste no momento em que a Lua passa em frente ao Sol.
No Brasil, o eclipse poderá ser visto de maneira parcial em alguns Estados. Infelizmente, as regiões Norte e Nordeste não terão o privilégio de assistir ao fenômeno.