Whatsapp

Blog

30/10/2019

Professores contam o que mais gostam nos serviços do Cidepe

O ensino experimental é desafiador tanto para professores quanto para os alunos. E para obter o máximo de resultados com essa metodologia, o corpo docente precisa estar ciente das particularidades e limitações da instituição de ensino. 

Os equipamentos Cidepe são referência em educação por onde passam. Mais do que tornar o estudante centro da aprendizagem, nossa preocupação é muni-lo de ferramentas que apontem oportunidades para o futuro, levando à construção de uma personalidade íntegra e consciente de suas obrigações sociais.

Para mostrar como nossa produção tem impactado a vida de estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e graduação, escutamos uma série de professores que utilizam os produtos Cidepe diariamente e selecionamos alguns cases para compartilhar com você!

Entre as principais mudanças geradas nas instituições estão maior interação da turma com os fenômenos científicos, aumento da participação durante as aulas experimentais, maior capacitação e qualificação dos laboratórios de pesquisa.

A seguir, confira a primeira parte da nossa série de depoimentos:

Colégio Dante Alighieri

O Colégio Dante Alighieri é uma das escolas mais tradicionais da cidade de São Paulo. Com mais de 4.400 alunos inscritos, a instituição fundada por italianos não tem medido esforços para preparar os alunos para o mercado de trabalho. 

Pensando em estratégias para criar aulas de fácil compreensão e que estejam dentro das expectativas da comunidade, o colégio firmou um acordo de cooperação com o Cidepe para a produção de experimentos personalizados. Através dessa medida, a equipe técnica do Cidepe visita a escola e elabora junto com os professores equipamentos alinhados com os desafios e necessidades da área estudada. 

‘’Os professores colocam suas dificuldades em termos de laboratório e os profissionais da empresa Cidepe sugerem e criam novos equipamentos que atendem essas demandas”, explica a professora de física Cristiane Tavolaro. Um exemplo desse trabalho foi a produção do equipamento de medição de posição, velocidade e aceleração de corpos. Após a assessoria, foi possível desenvolver um produto resistente, fácil de montar e que utilizasse tecnologia bluetooth para armazenar dados de pesquisa. 

Assista abaixo ao depoimento completo: 

UNICID

A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) possui 13.350 alunos matriculados em 51 cursos. Devido a rotina das aulas, a UNICID buscava por laboratórios robustos e de alta durabilidade, que permitissem pouca manutenção, facilidade no manuseio e obtenção completa de dados. 

Os produtos do Cidepe corresponderam a todos os requisitos solicitados e ainda permitiram que os profissionais da rede obtivessem treinamento completo pelo Cidepe Digital. Além disso, a universidade pode escolher os equipamentos que mais se encaixam em seu cronograma a partir da consultoria da equipe técnica.

O coordenador dos laboratórios do curso de Engenharia, José Agostinho, afirma que a estrutura dos equipamentos é ideal para o ritmo de aulas. “Diferentes de outros laboratórios, aqui nós temos equipamentos para cada grupo de alunos. Então todos os alunos acabam fazendo as medidas. Os equipamentos do Cidepe têm essas vantagens. Ele é fácil de montar e facilita para que a gente consiga desmontar e levar para uma outra aula. Para o aluno, a vantagem é a facilidade em fazer a medida. Muitos desses equipamentos contam com sensores, então eles ganham tempo para fazer os cálculos”, comenta sobre o planejamento para organizar uma boa aula experimental.

Assista abaixo ao depoimento completo: 

IFMT Cuiabá

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) é uma instituição de ensino médio e superior que presta cursos de formação técnica para concluintes do ensino fundamental, jovens e adultos. O IFMT chegou até o Cidepe por meio de um treinamento técnico. Na oportunidade, o professor de física Madson Amorim compareceu à sede da empresa para aprender como configurar equipamentos de física. 

Antes de adquirir os produtos do Cidepe, o Instituto precisava utilizar alguns materiais improvisados para garantir que os experimentos fossem colocados em prática. Agora, na opinião de Madson, será muito mais fácil trabalhar os conteúdos com maior profundidade.

“Eu vou ganhar tempo, fora a questão motivacional. A atração que os alunos terão com o equipamento, visualizando a funcionalidade do experimento, isso, para mim, é fundamental”, afirma o docente.

Assista abaixo ao depoimento completo: 

Você também se identificou com os problemas relatados pelos professores? Entre em contato conosco. Teremos o prazer de encontrar soluções personalizadas para a sua instituição de ensino: cidepe@cidepe.com.br

Receba todas as nossas novidades por e-mail

Ao clicar em enviar, você concorda com a nossa Política de Privacidade